A tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápido, simples e totalmente indolor. A TC utiliza um aparelho de raios X que gira, fazendo radiografias transversais do corpo. Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas. Essas imagens são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior do corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.
O aparelho da Tomus é um Hispeed CT/e da GE ou seja, um tomógrafo computadorizado de corpo inteiro de alta resolução com capacidade para explorações de rotina em até 1,5 segundo. O sistema é desenhado para operar de forma totalmente interativa com características de simultaneidade plena de operações distintas, como: exploração, reconstrução e demonstração de imagens.
Tudo isso aliado à ótima qualidade de imagem em curtos espaços de tempos de exploração de 1.5 até 5 segundos. Com espessura de cortes anatômicos selecionáveis entre: 1, 2, 3, 5, 7 e 10 mm além de trabalhar com diferentes algoritmos de reconstrução, permitindo melhor qualidade de imagem em cada segmento estudado: Soft Tissue, Standard, Standard +, Detail, Chest, Bone, Edge e Performance. Ou seja, permite exames com reconstrução de imagens de crânio, coluna, bacia, articulação coxo-femural, joelho, perna, mama, punho, ombro, etc.
Por que não somente raios X?
Ao contrário da maioria dos exames de raios X, a TC pode detectar até as menores alterações em tecidos, de forma precoce podendo simplificar vários tratamentos e melhorando as chances de recuperação. Além do mais, a TC torna possível retratar as partes do corpo em três dimensões e deste modo certas áreas que estão superpostas
podem ser examinadas.
No modelo Hispeed CT/e no Scout ou seja, na aquisição de imagem em plano radiográfico para localização, cobre até 70 cm de anatomia possibilitando cortes até 20 cortes axial por minuto, com intervalo de 1,5 seg. entre os cortes.
Na forma de exploração Helicoidal proporciona múltiplos cortes em rotações contínuas do conjunto detector de 360 graus além de contar com parâmetros de explorações totalmente variáveis durante os exames além de permitir magnificação em tempo real e display de múltiplas imagem em tempo real de 01 a 16 imagens em uma tela.
Como funciona a Tomografia Computadorizada?
O paciente deita-se numa confortável mesa de exame que, lenta e suavemente, passa através de uma abertura na unidade de TC (Gantry). Ao mesmo tempo, o anel de raios X no interior do Tomógrafo vai girando à volta da mesa de exame, formando fotos altamente detalhadas que podem posteriormente ser exibidas em imagens de três dimensões. Deste modo, a TC pode cobrir extensas seções do corpo num só exame.
Normalmente, uma ou duas áreas de um órgão são examinadas, como, por exemplo, o pulmão e a região abdominal, a cabeça e o pescoço etc. Os parâmetros adquiridos através das medições podem ser traduzidos em fotografias.
Estas são imagens transversais de planos extremamente finos do interior do corpo. Portanto, em muitos casos, mesmo o mais minúsculo processo patológico pode ser identificado. No nosso aparelho, o Gantry possui tecnologia de contatos sobre anéis deslizantes, com abertura de 65cm e angulação de 20 graus com luzes de alinhamento integradas. E permitem velocidades de exploração de até 1,5 segundo em 360 graus de rotação e 1 segundo em exploração parcial para imagens livres de artefatos de movimento. Isso confere maior precisão com relação ao plano de cortes, produzindo imagens de qualidade mais consistentes com menos retomadas.
O que ocorre durante o exame?
Durante o exame, o paciente é atendido por uma equipe especializada em TC, com a qual permanecerá em contato visual e vocal constante com comunicador integrado permitindo a comunicação entre o cliente e o técnico operador. Os exames duram de 5 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada. As exposições aos raios X, na realidade, levam apenas alguns segundos.
O nosso aparelho conta com mesa de exame com capacidade até 180 Kg e com deslocamento horizontal de 120 cm. Tais medidas melhoram o acesso dos pacientes e possibilita examinar até as estruturas anatômicas mais difíceis com maior conveniência. Além disso, permite o posicionamento preciso do cliente, para realização de vários cortes finos aumentando a qualidade, com mais precisão com relação ao plano de cortes, produzindo imagens de qualidade mais consistentes e detalhadas.
Por que às vezes é usado um meio de contraste?
Em certos exames pode se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais claro e preciso. Durante a injeção do contraste, você poderá sentir uma sensação de calor que logo desaparecerá. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente, náuseas, coceiras ou irritação cutânea. Favor consultar seu médico antes, a respeito de possíveis alergias, e comunicar à equipe de TC um possível enjoo durante o exame.
Sobre o Autor