Segundo dados do Ministério da Saúde, um a cada quatro adultos no País são hipertensos. A hipertensão arterial é caracterizada pelo aumento da pressão nas artérias e pode provocar doenças como acidente vascular cerebral, infartos do miocárdio e lesões nos rins.
Trata-se de uma doença silenciosa, na maioria dos casos, por não apresentar sintomas. Daí, o desafio do diagnóstico é ainda maior.
A identificação da doença é feita por meio da medida da pressão arterial. Por isso, em toda consulta médica a pressão arterial deve ser medida e avaliada.
Acompanhamento da pressão arterial
O diagnóstico e acompanhamento da pressão alta pode ser feito pela Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), em que o paciente fica 24 horas com um equipamento no braço para monitorar a pressão. A cada 15/20 minutos ocorre uma medida. À noite, esse intervalo aumenta para 20/30 minutos. Assim, os dados são registrados automaticamente e o médico pode avaliar a variação da pressão arterial fora do consultório, em condições do dia a dia do paciente.
Controle da hipertensão arterial
Alta ingestão de sal, colesterol alto, sedentarismo, estresse e hábito de fumar estão entre os principais fatores de risco para a pessoa hipertensa. Entretanto, a hipertensão arterial pode ser controlada por meio da alimentação saudável, atividade física e controle do peso corporal. O tratamento inclui o uso de medicação, que deve ser tomada segundo as recomendações médicas, sendo importante não abandonar seu uso, para que a pressão possa ser mantida sob controle.
Agendamento do MAPA
Na clínica Tomus e Imagem você pode fazer o exame MAPA 24 horas, utilizado para diagnóstico e acompanhamento de hipertensão arterial. Agendamentos pelo whatsapp (33) 98850-4536 ou pelos telefones (33) 3421 3625 ou (33) 3421 2645.
Sobre o Autor