A Endometriose atinge uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. E cerca de 8 milhões de brasileiras convivem com a doença. Ela pode levar à infertilidade, causa dores profundas todos os meses e prejudica a qualidade de vida da mulher.
Cólicas menstruais
Cólicas, que não melhoram com remédios convencionais ou com o uso de pílula anticoncepcional, não são normais! As cólicas habituais são de leve intensidade, duram no máximo dois dias e passam com o uso de medicamentos simples.
⠀
Entretanto, pode-se suspeitar de endometriose quando :
- a mulher tiver cólicas mais intensas
- presença de dores em todos os ciclos menstruais
- ocorrência de dores que aumentam de intensidade com o passar dos meses
- se a mulher precisa ficar de cama durante o período, sem conseguir fazer suas atividades habituais, como trabalhar ou estudar.
O que é o endométrio?
O endométrio é a camada de tecido que reveste a cavidade do útero e que é eliminada todo mês com a menstruação.
O que é a Endometriose?
Uma doença inflamatória ocasionada pela presença do endométrio fora do útero. Esse tecido pode migrar e se implantar em órgãos da região pélvica, aderindo aos ovários, trompas, intestino e bexiga, causando um processo inflamatório no organismo da mulher.
Em geral, a endometriose se manifesta em mulheres na faixa de 25 e 35 anos. Entretanto, os sintomas podem ocorrer cerca de oito anos antes, desde a primeira menstruação. Ou seja, a Endometriose, em muitos casos, começa na adolescência!!!
⠀
Assim, desde a adolescência, é muito importante ficar atenta aos sintomas. E buscar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequado da doença.
⠀
Converse com seu ginecologista sobre a Endometriose!
Sobre o Autor